Beagle reencontrada em Marte


A sonda espacial britânica Beagle 2, que estava perdida desde dezembro de 2003, foi reencontrada em Marte por um satélite da Nasa que orbita o planeta vermelho.

O Beagle 2 foi lançado há 11 anos com o intuito de procurar sinais químicos de vida, e tinha sua chegada em Marte prevista para o dia 25 de dezembro daquele ano, porém ela desapareceu, e apenas agora foi reencontrada.

Novas imagens da câmera HiRISE na sonda Mars Reconnaissance Orbiter da Nasa, mostram que a Beagle 2 - que foi projetada para se desenrolar como um relógio de bolso gigante - pousou com segurança na superfície de Marte, mas não abriu totalmente.


As imagens, de acordo com membros da equipe do Beagle 2 e da Nasa, mostram a sonda com o que parece ser uma configuração parcialmente quebrada e a tampa traseira e o paraquedas principal por perto. Devido ao tamanho da Beagle 2, ela ficou bem no limite dos sistemas de detecção dos satélites que orbitam o planeta Marte.

Os dados da imagem são, no entanto, consistentes ao entenderem que a nave teve apenas uma abertura parcial na sequência de pouso. Isso explicaria por que nenhum sinal ou dado foi recebido dela - já que era necessário o pleno desdobramento de todos os painéis solares para expor a antena de RF que iria transmitir dados e receber comandos da Terra.

Mesmo descobrindo o seu posicionamento e qual foi o seu fim, nunca saberemos o que levou a abertura dos painéis da nave a dar errado.

Técnicos da Agência Espacial Europeia afirmam que não será possível reviver a sonda, embora que esse tenha sido um passo importante na história da conquista à Marte, e história das viajens espaciais são marcadas pelo sucesso e pelo fracasso. 

Nenhum comentário